Os jovens do Programa Estalou já estão atuando diariamente nas Secretarias da Prefeitura de Louveira, auxiliando nos serviços administrativos enquanto aprendem sobre o funcionamento da gestão pública na prática. Além disso, por meio do CIEE Saber Virtual PRO, eles são capacitados profissionalmente em diferentes temas. Confira na matéria alguns depoimentos. A integração foi realizada no dia 21 de agosto.
“Além de promover desenvolvimento pessoal, profissional e social desses estudantes, eles estão colaborando diretamente para o avanço da própria cidade, auxiliando nos serviços administrativos e trazendo novas ideias. Os jovens são o nosso futuro, e programas como o Estalou, geram o incentivo e a oportunidade que eles buscam” disse o prefeito de Louveira, Estanislau Steck.
Dos 50 jovens aprovados, 2 foram destinados para a Secretaria de Administração, 1 para Água e Esgoto, 2 para Assistência Social, 2 para Cultura, 1 para Desenvolvimento Econômico, 1 para Desenvolvimento Urbano, 19 para Educação, 1 para Esporte, 1 para Finanças, 1 para Fundação de Moradia, 1 para Gestão Ambiental, 3 para Governo, 2 para Negócios Jurídicos, 1 para Projetos e Programas, 9 para Saúde, 1 para Segurança e 2 para Serviços Públicos. A divisão foi feita de acordo com a demanda e disponibilidade de vaga de cada Secretaria.
“Está sendo muito interessante trabalhar na Prefeitura de Louveira, é uma coisa muito nova pra mim. Estou na Secretaria de Administração e estou neste momento atuando junto com o pessoal que cuida dos protocolos, realizando trabalhos administrativos e auxiliando no atendimento ao morador. O curso está sendo muito legal, estou aprendendo bastante coisa. Um dos conteúdos que mais me chamou atenção foi Marketing Digital”, comenta a Larissa da Silva do Nascimento.
“Estou na Secretaria de Gestão de Projetos e Programas e os primeiros dias têm sido muito legais. Estou aprendendo coisas novas e acompanhando os projetos que estão em andamento e conferindo os que foram concluídos. O curso é bem interessante, é uma excelente oportunidade, já terminei alguns conteúdos como: Eficiência e Eficácia, Ética e Liderança, Negociação e Administração”, comenta a Fanny Braga da Silva.
“Tem sido muito bom esses primeiros dias. Estou na Secretaria de Governo e estou ajudando na gestão de documentos digitais. O curso é bem legal, disponibiliza vários conteúdos diferentes e é bastante intuitivo. Agora estou finalizando o conteúdo de Marketing Digital”, comenta o Renan Ribeiro de Godoi.
Programa Estalou (Estágio Louveira)
O Estalou é um programa de estágio remunerado para jovens e adultos de 16 anos de idade ou mais que estão no Ensino Médio. Realizado pela Prefeitura de Louveira, em conjunto com o Fundo Social, o programa tem o objetivo de gerar desenvolvimento em áreas sociais, profissionais e proporcionar oportunidade de primeiro emprego.
A Bolsa Auxílio do programa é de R$920,00 + Vale-transporte de R$9,00 por dia útil.
O Programa Estalou contempla carga horária de 5h por dia, de segunda a sexta, sendo 1h destinada a qualificação profissional através do CIEE Saber Virtual PRO e 4h de atividades práticas de estágio em setores e secretarias da Prefeitura de Louveira.
Foram contratados jovens, pelo prazo de um ano, com possibilidade de renovação por mais um ano.
A assinatura dos contratos e a integração dos 50 jovens aprovados no Programa foi no dia 21 de agosto, no Salão de Eventos da Secretaria de Cultura.
“O foco da nossa gestão, com este novo Programa, é proporcionar aos adolescentes o acesso ao 1º emprego. Há, no legado da formação dos adolescentes, participações de sucesso nos programas como o Guardinha, Patrulheiros, entre outros. E o que estamos implantando, com o Programa EstaLou, é exatamente na linha da formação do cidadão, com a 1a oportunidade de emprego na formação social e humana”, comentou o secretário Marcelo Souza.
“Além de proporcionar renda para o jovem e sua família, o programa promove desenvolvimento pessoal, aprendendo habilidades sociais e conhecimento profissional para a carreira”, disse a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Magali Bragile Steck.
Legislação
O programa é planejado seguindo todas as normas estabelecidas na Lei de Estágio (Lei nº 11.788/08, de 25 de setembro de 2008) e conforme o Conselho Nacional de Educação (Resolução n. 1 do CNE/CEB, de 21 de janeiro de 2004).
Dúvidas
Em caso de dúvidas ou mais informações, entre em contato com o Fundo Social nos telefones: (19) 3848-1166 ou (19) 3848-4056.