Jornalista lança livro sobre Inteligência Artificial para professores
Para o jornalista Eduardo Sona, escolas e professores – principalmente os das escolas públicas – precisam aprender e se adaptar urgentemente a essa nova realidade..
“Daqui para frente, os professores, principalmente os do ensino público, correrão o risco de serem enganados diariamente pelos alunos que já utilizam a Inteligência Artificial para trabalhos escolares e, em alguns casos, provas”, prevê o jornalista Eduardo Sona, autor do livro “INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA SALA DE AULA – Desafiando o Presente e Modelando o Futuro da Educação” a ser lançado no dia 27 de fevereiro, data em que se comemora o “Dia do Livro Didático”.
“Escolhi essa data por ter uma relação direta com meu livro, já que ele se propõe a orientar e preparar os professores e escolas para essa revolução que está apenas dando os primeiros passos”, explica o autor.
O livro “INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA SALA DE AULA – Desafiando o Presente e Modelando o Futuro da Educação” faz parte do projeto “Inteligência Artificial na Sala de Aula” que inclui ainda a realização de palestras online e presenciais para professores, workshops em escolas e um aplicativo de I.A. voltado à geração de conteúdo educacional. “Com esse aplicativo, por exemplo, uma prova que levaria 2 horas para ser elaborada pelo professor é criada em poucos segundos e de maneira simples, não requerendo conhecimento ou experiência em informática”, explica Sona.
O livro e as palestras focam na preparação dos professores no sentido de facilitar a compreensão e o funcionamento desta tecnologia. Além disso, aborda o conceito, a história, ideias e sugestões de uso nas salas de aulas. Ele oferece ainda links úteis de inúmeras ferramentas e aplicativos de I.A. educacionais, abrindo um leque de opções para os educadores.
Sobre o Autor
Eduardo Augusto Sona é jornalista, radialista, palestrante e pesquisador de novas tecnologias como Realidade Virtual e Inteligência Artificial. Como jornalista, trabalhou no Jornal da Tarde (Grupo Estado) e nas rádios Eldorado FM e Transamérica FM. Na década de 90 liderou a equipe de criação de treinamentos interativos na Avibras Aeroespacial, onde foi desenvolvido o primeiro treinamento multimídia do Brasil.
Ao lado de programadores do ITA, implantou os primeiros totens de informação ao público em shoppings da capital paulista.